Saiba mais e viva mais

Sua fonte de informação nutricional

Receitas Saudáveis

Leite de Amêndoas

Sabemos o quanto é importante para os intolerantes a lactose conhecer formas diferentes de realizar as receitas comuns. Vamos explicar uma forma bem simples de fazer um leite muito gostoso e nutritivo podendo ser usado até num cafezinho da tarde.

Vamos a receita!

Ingredientes:

500ml a 1,5 litro de água
1 xícara amêndoas sem sal e cruas - pode ser qualquer outra oleaginosa como castanha de caju, do Pará etc.
2 a 4 xícaras de água filtrada ou água de coco, caso queira mais docinho – a proporção varia para um leite mais concentrado ou diluído

Instruções:

Deixe suas amêndoas de molho de um dia para o outro, ou pelo menos por 8 horas, para que os fitatos (substâncias antinutrientes) sejam eliminados. A quantidade de água deve ser o suficiente para cobri-las. Escorra a água e descarte. Bata as amêndoas no liquidificador com as xícaras de água ou água de coco. Coe o leite, para separar o sólido do líquido. Pode ser com um pano limpo e fino e peneira, ou com um voal. Esprema bem para tirar o máximo do líquido. Não jogue fora as sobras das amêndoas/castanhas. Elas podem ser utilizadas em várias receitas.



Esta é uma receita disponibilizada pelo Blog Lactose Não da Flavia Machioni, ela que já foi lá no Mercado Orgânico e fez uma matéria para a revista AlphaFitness. Fica a dica pra visitar o blog!